Neymar (1992) (Neymar da Silva Santos Júnior) nasceu em Mogi das Cruzes, São Paulo, o dia 05 de fevereiro de 1992. Já chamava a atenção de especialistas de futebol quando tinha apenas 11 anos, idade em que foi descoberto por olheiros do Santos. O menino Neymar jogava na Portuguesa santista, mas foi logo chamado pelo Santos Futebol Clube para fazer parte das divisões de base do time de futebol.
Em 2009, Neymar fez sua estreia no time profissional, na partida contra o Oeste, no estádio do Pacaembu, pelo campeonato Paulista. Foi considerado jogador revelação do campeonato, quando o Santos conquistou o seu vice-campeonato.
Ainda em 2010, em meio a fortes especulações de sua transferência à Europa, muito provavelmente
A transferência de Neymar para Barcelona envolveu polêmica. Quando foi oficializada em 25 de maio de 2013, o valor divulgado da negociação era de 57 milhões de euros. Mas o valor total da transação pode ter sido entre 86 milhões a 95 milhões de euros.A Justiça espanhola resolveu investigar o caso no início de 2014, quando um dos sócios do Barcelona exigiu esclarecimentos sobre a forma pela qual o clube comprou o atacante brasileiro, confirmou-se "indícios de delitos" nos contratos entre Neymar, a empresa de seu pai e o presidente do Barcelona, Sandro Rosell.[45] O escândalo teve como primeiro efeito a saída de Rosell do comando do clube.[44] O novo presidente do Barcelona, Josep Maria Bartomeu, admitiu que Neymar custou 86,2 milhões de euros ao Barcelona, mas que a diferença para os 57,1 milhões de euros anunciados foram referente a luvas, parcerias sociais entre o clube e a Fundação Neymar e ações de marketing.[51] O pai de Neymar confirmou que recebeu no total 40 milhões de euros como na negociação do seu filho para o futebol espanhol[51] e que agiu com conhecimento de Luis Alvaro de Oliveira Ribeiro, então presidente do Santos, para negociar os termos da transferência entre o clube espanhol e o agente para julho de 2014.
Em sua apresentação oficial na equipe catalã, Neymar foi recepcionado por 56 mil torcedores no Camp Nou e quebrou o recorde de Zlatan Ibrahimović, que em 2009, levou cerca de 50 mil ao estádio.No dia 16 de janeiro, Neymar acabou saindo lesionado de campo aos 24 minutos do primeiro após entorse nos tendões peroneais do tornozelo direito, mas o Barcelona venceu o Getafe por 2-0.Após ficar 30 dias sem jogar, Neymar voltou a jogar pelo Barcelona fazendo um golaço na goleada por 6-0 diante do Rayo Vallecano, o atacante entrou no segundo tempo quando o jogo estava 5-0. Neymar marcou o gol do empate entre Barcelona e Atlético de Madrid por 1x1 pela Liga dos Campeões, nas quartas de finais, após passe de Iniesta. Neymar voltou a campo, após lesão na coluna durante a Copa do Mundo, num amistoso entre o Barcelona e o León do México, partida na qual marcou dois gols e ajudou na goleada de 6x0.
Marcou o primeiro gol do clássico contra o Real Madrid no Santiago Bernabéu, após receber passe de Luis Suárez, que fazia sua estreia pelo Barcelona. Marcou em um belo chute, sem deixar a bola cair no chão, numa goleada sobre o Racing Santander por 5x0. Marcou um golaço de fora da área em partida contra o PSG pela fase de grupos da UEFA Champions League, gol este que concorreu a um dos mais bonitos da temporada. Marcou duas vezes na semifinal da Copa da Espanha, onde o barça venceu o Atlético de Madrid por 3x2. Marcou mais dois na derrota sofrida para o Bayern por 3x2 na semifinal da Liga dos Campeões, mesmo com a derrota o Barça avançou a final por haver vencido o primeiro jogo por 3x0, com um destes gols tendo sido marcado por Neymar.Causou polêmica na final da Copa da Espanha, ao aplicar uma "lambreta" num zagueiro do Athletic Bilbao, o craque foi duramente criticado na Espanha pelo drible, que é considerado um desrespeito ao adversário no território espanhol. Além disso o brasileiro também marcou um gol nesta partida, na qual o barça venceu por 2x1. Se destacou na final da Liga dos Campeões da UEFA, na qual sua equipe venceu por 3x1. Com quatro minutos de jogo, Neymar iniciou a jogada que gerou o primeiro gol do barça, e no fim da partida iniciou um contra-ataque, concluindo a jogada com um chute por entre as pernas do goleiro Buffon, da Juventus.Neymar foi o artilheiro da Liga dos Campeões da UEFA na temporada, ao lado de Messi e Cristiano Ronaldo, com dez gols cada. Suas atuações pela temporada 2014-15 o deixaram na quinta colocação pela UEFA no Prêmio UEFA Best Player, atrás somente de seus companheiros de clube Lionel Messi e Suárez, do português Cristiano Ronaldo e do italiano Buffon.
Pela Seleção principal, recebeu sua primeira convocação em 26 de julho de 2010 pelo técnico Mano Menezes, que havia acabado de assumir o cargo. A convocação era para o amistoso contra os Estados Unidos, em Nova Jersey, no jogo, Neymar marcou um gol de cabeça, seu primeiro gol com a camisa canarinha, logo na estreia.Em junho, atuou em mais dois amistosos, um empate em 0-0 contra a
Holanda e uma vitória por 1-0 contra a Romênia. Nestes dois jogos teve atuações abaixo do esperado, mas foi o autor da assistência para o gol de Fred na vitória pelo placar mínimo sobre os romenos.Após esta partida, Mano Menezes anunciou a lista de convocação do Brasil para a Copa América, e incluiu Neymar, que disputara seu primeiro torneio pela seleção principal.
Foi convocado para a Copa do Mundo de 2014.Na partida de abertura da Copa do Mundo contra a Croácia na Arena Corinthians, Neymar foi decisivo marcando dois gols na virada por 3 a 1, sendo com isso eleito o melhor em campo.Nas quartas-de-final, contra a Colômbia, o baque. O Brasil saiu classificado após partida segura e vitória por 2 a 1, porém Neymar saiu lesionado após dura entrada do colombiano Zúñiga. O acontecimento moveu o País e muitos apontam o fato como um dos principais motivos pela eliminação da Seleção na partida seguinte, contra a Alemanha (que acabou se sagrando campeã do mundial). A Seleção Brasileira acabou ficando com o quarto lugar na competição.
Comentários
Postar um comentário
olá a todos seja bem vindos no blogger NASCIMENTO E INÍCIO DA CARREIRA DOS FAMOSOS :)