Shakira Isabel Mebarak Ripoll (1977) nasceu em Barranquilla, Colômbia, no dia 11 de fevereiro de 1977. Possui descendência libanesa. Escreveu sua primeira canção aos 8 anos. Aos 10 anos participou e venceu vários concursos musicais.
Seu álbum de estreia, Magia, foi gravado pela Sony Music, em 1990, quando tinha apenas treze anos. Depois disso, começou a fazer programas de televisão. As canções são uma coleção de escritos por ela desde que tinha 8 anos, misto de pop-rock romance e disco com acompanhamento eletrônico, no entanto, foi prejudicada pela falta de registro e coesão de produção. O álbum foi lançado em 1991 e contou com Magia e três outros singles. Apesar de ter se saído bem nas rádios da Colômbia, dando exposição à jovem Shakira, o álbum não foi bem sucedido comercialmente. O vídeo para a música Magia tornou-se primeiro vídeo pop nacional na Colômbia. Após a aclamação de Magia, o rótulo de Shakira pediu de volta ao estúdio para lançar uma continuação com mais canções de sucesso, para dar o potencial álbum.
Embora pouco conhecido fora de sua Colômbia natal, Shakira foi convidada para se apresentar no
Chile no Viña del Mar Festival Internacional da Canção em Fevereiro de 1993. O festival deu aspirantes a cantores latino-americanos a chance de realizar suas canções, e o vencedor foi escolhido por um painel de juízes. Shakira interpretou a balada "Eres" ("You Are") e ganhou o troféu pelo terceiro lugar. Um dos juízes que nela votaram era Ricky Martin.
Como um adolescente, Shakira assinou seu primeiro contrato de gravação com a Sony Music Colômbia, etiqueta para a qual ele gravou seu primeiro álbum, Magia (1991), com canções que tinha composto entre oito e treze anos, que se seguiu, dois anos depois um segundo álbum perigo (1993). Sua personalidade impactou imediatamente o público e os jornalistas de música; Ele foi escolhido para representar a Colômbia no Festival OTI, mas não pôde comparecer devido a ser mais jovens do que dezesseis anos.
Após o sucesso de ¿Dónde Están Los Ladrones? e MTV Unplugged, Shakira começou a trabalhar em um álbum de crossover para o Inglês. Graças ao enorme sucesso de outros atos, nomeadamente a de Ricky Martin, o cruzamento de artistas espanofonos para o mercado anglófono teve um grande impulso de popularidade no mainstream música e foi o próximo passo lógico na carreira de cantora. Shakira trabalhou por mais de um ano em novo material para o álbum.
Além do sucesso na carreira musical, Shakira decidiu criar, em 1997, na Colômbia, seu país de origem, a Fundação Pies Descalzos, que é uma entidade assistencial voltada para as crianças carentes. Mais de 4,5 mil crianças são atendidas e recebem atendimento médico, odontológico, psicológico e educacional. São beneficiadas crianças que perderam os pais e aquelas que possuem família. Nestes casos, os pais também recebem auxílio. Centenas de escolas recebem colaboração da fundação, que
tem o nome de um dos álbuns de Shakira, Pies Descalzos (Pés Descalços). Desde o início da carreira, Shakira declara-se preocupada com as causas sociais.
Shakira ficou fora dos holofotes por dois anos. Muitas possíveis datas de lançamento foram adiadas e ela anunciou o projeto Oral Fixation no início de 2005, com Rick Rubin como o produtor executivo. Fijación Oral, Vol. 1, o primeiro álbum do projecto, foi lançado em 3 de junho de 2005 na Irlanda, em 6 de junho de 2005 na Europa e em 7 de junho de 2005 na América do Norte, América Latina e Austrália. O primeiro single do álbum, "La Tortura" (E.U.A.), que apresenta o espanhol balladeer Alejandro Sanz, foi lançada como single em abril e alcançaram o sucesso em larga escala no rádio e diferentes formatos de gráfico. Ele alcançou um recorde de vinte e cinco semanas como número um na Billboard Hot Latin Tracks. Shakira se tornou a primeira artista a realizar uma canção em língua espanhola na MTV Video Music Awards.
Antes do lançamento de "Oral Fixation, Vol. 2", Shakira apareceu na MTV Europe Music Awards 2005 em Lisboa, Portugal, onde ela cantou "Don't Bother", o primeiro single do álbum, poucos minutos antes de ganhar um prêmio na categoria de Melhor Artista Feminina e também na concessão de outros no mundo.
Oral Fixation Vol. 2 foi lançado em 29 de novembro de 2005 na América do Norte, Austrália e Europa continental. o álbum estreou em número de cinco no Billboard 200 Albums. Duas faixas do álbum, "How Do You Do" e Timor, provocou alguma controvérsia na época de seu lançamento nos países muçulmanos. A capa do álbum que apresenta Shakira à imagem de Eva com fruta proibida também foi considerada controversa, e teve de ser alterada em vários países. Don't Bother falha ao pico dentro do top 40 nos Estados Unidos (E.U.A.). No início de 2006, o rapper haitiano Wyclef Jean se juntou a Shakira para gravar o segundo single para o álbum. "Hips Don't Lie", o maior hit do século XXI, tornou-se o primeiro número um de Shakira no Billboard Hot 100, além de em pelo menos 55 países. Shakira e Wyclef Jean também registrou Bamboo, versão desta canção de tema oficial da Copa do Mundo de 2006. Shakira, juntamente com Red Hot Chili Peppers, recebeu o maior número de nomeações para o MTV Video Music Awards de 2006, com "Hips Don't Lie", mas ganhou apenas o prêmio de Melhor coreografia. Shakira também lançou o terceiro e último single "Illegal" com Carlos Santana, que alcançou posições de topo em alguns países europeus e nos quadros de dança nos E.U. Em 10 de fevereiro de 2007 , Shakira participou do 49 Grammy Awards, e pela primeira vez ganhou a "Melhor Colaboração Pop com Vocais" para "Hips Don't Lie", com Wyclef Jean. Finalmente, Fixação Oral Vol. 2, vendeu mais de 8 milhões de cópias no mundo inteiro.
Em 2010, ela lança com sucesso o tema oficial da Copa do Mundo da FIFA Waka Waka (This Time for Africa) com o grupo sul-africano Freshlyground. Muitas críticas surgiram acerca da música, pois muitos sul-africanos preferiam que um artista local performasse a canção ao invés da colombiana. Essas críticas não impediram que a música debutasse em primeiro lugar na Argentina, Alemanha, Bélgica, Áustria, Espanha, Finlândia, Itália, no México, em Portugal, na França e em outros países. Foi certificada como Duas vezes Platina pela PROMUSICAE.
Em 1 de setembro de 2010, Shakira lançou seu single "Loca", parte do álbum Sale el sol. O CD foi certificado como Ouro no Brasil, na Argentina e na Grécia, além de Platina no México e Venezuela, sendo também certificado como Diamante na Colômbia[carece de fontes]. Em 15 de setembro de 2010, iniciou a The Sun Comes Out Tour, que tinha como álbuns-base She Wolf e Sale el sol. O primeiro show ocorreu em Montreal, no Canadá, sendo na verdade, um ensaio do concerto. Em 4 de janeiro de 2011, lançou o single da faixa-título do álbum Sale el sol, composta pela própria Shakira e por Luis Fernando Ochoa. A canção chegou ao topo das paradas musicais na Argentina, Colômbia, Espanha, Uruguai, México e em Porto Rico; e ao top 10 de outros cinco países (dentre eles, Estados Unidos e Brasil)
Comentários
Postar um comentário
olá a todos seja bem vindos no blogger NASCIMENTO E INÍCIO DA CARREIRA DOS FAMOSOS :)