Pular para o conteúdo principal

biografia de Robert Downey Jr.


Nascido em Manhattan, Nova York no dia 04 de abril de 1965, Robert John Downey Jr. seguiu os passos dos pais na indústria do cinema, desde muito cedo. Com apenas cinco anos de idade, ele já fazia parte do elenco de “Pound”, longa-metragem dirigido pelo pai. Além do pai, que também é ator e produtor de cinema, sua mãe, Elsie Downey é atriz, tendo atuado em diversas produções do marido. O casal tem além de Robert, mais uma filha, Allyson, que atualmente é roteirista e atriz.
Aos 10 anos, o ator viveu na Inglaterra e estudou balé clássico como forma de ampliar seu currículo. Ele cresceu em Greenwich Village e participou do Stagedoor Manor Performing Arts Training Center, uma de escola artes para jovens artistas performáticos. Mas Downey nunca foi um menino quieto. "Todos o adoravam, mas ele era um terror. Ele nunca estava lá quando você precisava dele, impossível de ir para a cama na hora... Pulando pelas paredes!", diz o ex-conselheiro de Robert na Stagedoor Manor, Todd Graff.
Quando seus pais se divorciaram em 1977, Downey se mudou para a Califórnia com o pai, em Los Angeles. Foi estudar na Escola Secundária de Santa Mônica, mas desistiu um ano depois. Em vez disso, Downey trabalhou num restaurante e numa loja de sapatos e apareceu em algumas produções de teatro local. Em 1982, o ator foi para Nova York morar com a mãe, em busca de uma carreira como ator meio-período.
Downey nunca teve uma formação dramática acadêmica, mas os contatos do pai abriram portas.[4] Participou com 5 e 7 anos dos filmes Pound e Greaser's Palace, respectivamente. Aos 19 anos, fez uma ponta no filme de Michael Apted, Firstborn. No ano seguinte, com 20 anos de idade, ele fez alguns episódios de Saturday Night Live ajudado por Anthony Michael Hall, a participação lhe deu a projeção necessária para tentar a sorte em Hollywood. Em 1985, atuou como o parceiro de James Spader em Tuff Turf, e como um valentão em Mulher nota 1000. Em 1987 protagonizou o filme The Pick Up Artist, do diretor James Toback's, onde faz par com a então ídolo teen Molly Ringwald. O sucesso veio com o filme Abaixo de Zero (Less Than Zero), onde representou um jovem viciado em cocaína. Mas o real marco na carreira do ator veio quando interpretou, aos 27 anos, o papel principal no filme de Sir Richard Attenborough, Chaplin onde interpretou o próprio Charles Chaplin, o que lhe valeu uma indicação ao Oscar.
O mundo do cinema era familiar para Robert Jr. assim como as drogas, que o dominaram desde muito cedo, principalmente, pelo fato do pai ter sido usuário durante anos de substâncias ilícitas, principalmente, maconha, apresentando-a ao filho quando ele tinha apenas seis anos de idade. Esse fato é um dos maiores arrependimentos de Robert Sr., como mesmo admite em entrevistas.
Após o fim de dois relacionamentos gracas a seu problema com drogas - o primeiro foi o namoro com Sarah Jessica Parker, e o segundo, o casamento com Deborah Falconer, com quem teve o filho Indio - a recuperação do ator veio no ano 2000, quando foi convidado para participar da série de TV Ally McBeal e protagonizar o advogado Larry Paul. Seu sucesso foi grande e isto fez com que fosse convidado a permanecer como parte do elenco fixo. Pelo seu trabalho na série, ganhou um Globo de Ouro e um SAG Award. Após uma recaída, Robert foi afastado do elenco devido novamente ao seu envolvimento com drogas e compromissos em tribunal. Permaneceu em um ano de reabilitação e foi liberado somente em abril de 2002.
Em 2003, enquanto filmava Gothika no Canadá, conheceu a produtora Susan Levin e casaram em 2005. O ator começou a escrever sua autobiografia, que estava prevista para ser lançada no ano de 2008, mas desistiu do projeto. O adiantamento que ele havia recebido da editora foi devolvido.
Mesmo sem estar afastado das telas, Robert Downey Jr. passou por momentos complicados na carreira e na vida pessoal, muitos decorrentes do seu vício em drogas e álcool. Por isso, quando surgiu em 2008 como o herói dos quadrinhos da Marvel, Homem de Ferro, a mídia do mundo inteiro, após conferir sua atuação, decretou “o retorno triunfal” do ator. A escolha de Downey Jr. para o papel do playboy Tony Stark, alter-ego do herói blindado, foi perfeita, pois seu carisma pessoal se encaixou perfeitamente com a postura “brincalhona e arrogante” do personagem. Além disso, o herói é conhecido por seus vícios e questionamentos pessoais, algo totalmente condizente com o momento vivido pelo ator na época. Ele até brinca com seu ego e situação pessoal no curta-metragem promocional do filme, exibido no “MTV Movie Awards”.
O sucesso do filme foi tão grande, que a atuação de Robert redefiniu a forma como o personagem seria retratado nas demais mídias, como desenhos animados e histórias em quadrinhos. Considerado um personagem de segundo escalão pelos próprios fãs da Marvel, o Homem de Ferro pós-Robert Downey Jr. ganhou status de “herói maior” da Casa das Ideias, ao lado até mesmo do Homem-Aranha, principal personagem da editora norte-americana. E pelo baixo retorno que o novo filme do herói aracnídeo alcançou, é certo dizer que seu reinado está ameaçado pelo “cara de lata”, pelo menos na telona do cinema.
A partir daí, a carreira do ator mudou completamente, para melhor, é claro. Mais projetos estavam a caminho e papeis de destaque, sempre com o personagem “Robert Downey Jr.” interpretado pelo ator. A imagem criada pelo ator nas telas se confunde com seu próprio comportamento em entrevistas e cerimônias de premiação. Em todo lugar em que aparece, brinca com as pessoas e se mostra como “a alma da festa”, numa excelente autopromoção como poucos conseguem fazer. É bom lembrar que ele fez uma participação especial no filme “O Incrível Hulk” como Stark, além de ter emprestado sua voz para o game “Iron Man”.
Ainda em 2008, estrelou ao lado de Bem Stiller e Jack Black, a comédia “Trovão Tropical”, como Kirk Lazarus, um autêntico “ator do método” que passa por um processo médico para se “tornar negro” a fim de viver um militar negro no filme. Guardadas as devidas proporções, uma paródia do próprio ator.  Mais uma indicação ao Oscar, dessa vez como “Melhor Ator Coadjuvante”.
Em 2010, dividiu a tela com um nome popular no mundo das comédias, Zach Galifianakis em “Um parto de viagem” e voltou a envergar a armadura, na verdade, as armaduras em “Homem de Ferro 2”, arrecadando mais alguns milhões de dólares de cachê pelo papel de Tony Stark.
Novamente viveu Sherlock Holmes em 2011, na aventura “Sherlock Holmes – O jogo de sombras” e no ano seguinte se reuniu ao panteão de heróis da Marvel na super produção “Os Vingadores”, “trolando” todos os seus companheiros e se mostrando como um poderoso e carismático líder de equipe.
Após o sucesso dos “super-heróis mais poderosos da Terra” nas telas dos cinemas do mundo todo, o salário do astro se elevou ao mais alto nível, gerando negociações com a Marvel e Disney, detentoras dos personagens, para continuar vivendo suas aventuras nos filmes seguintes.
Esse ano, mais uma vez o Homem de Ferro risca os céus e vem arrecadando pilhas e pilhas de dinheiro. Ao que tudo indica, ele voltará em “Os Vingadores 2” e pode ser que apareça em mais filmes da Marvel, inclusive, na série de televisão baseada nos personagens da S.H.I.E.L.D.
Os próximos projetos de Robert Downey Jr. são “The Judge”, em fase de produção, com estreia prevista para 2014 e a nova aventura dos heróis Marvel, para 2015.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

biografia jungkook (bts)

biografia jungkook (bts)       Jeon Jung-kook (Nascimento: 1 de setembro de 1997, Mandeok-dong, Busan, Coreia do Sul) mais frequentemente creditada apenas como Jungkook , é um cantor e compositor sul-coreano Jungkook popularmente conhecida por ser integrante do grupo Bangtan Boys (BTS) , formado em 2013 pela big hit Entertainment. Participou das audições do Superstar K3, e foi assim que ele foi escalado para o Bangtan. Jungkook Antes de estrear oficialmente, como membro do grupo BTS, seu nome artístico seria Seagull.   Foi estagiário por 3 anos antes debutar.  foi para Los Angeles (EUA), para aprender alguns estilos de dança em uma escola famosa, a  Movement Lifestyle.  Antes estreando era levar o nome de estágio gaivota ou Young Gun, mas finalmente decidiu usar seu nome real. Em dezembro de 2015, um vídeo foi enviado para a mídia social onde mostra um dos gerentes do BTS ameaçando um dos membros. No vídeo curto, o gerente levanta a mão contra Jungkook, possi

BIOGRAFIA TWICE

BIOGRAFIA TWICE  TWICE  é um grupo feminino sul-coreano formado pela JYP Entertainment em 2015 através do reality show "Sixteen". O grupo é composto por nove integrantes:  Nayeon ,  chaeyoung ,  Dahyun ,  Mina ,  Jihyo ,  Sana ,  Momo ,  Jeongyeon  e  tzuyu .  O grupo realizou sua estreia com o lançamento do extended play The Story Begins em 19 de outubro de 2015. Em 11 de fevereiro de 2015, Park Jin-young anunciou que a formação do próximo girl group da JYP seria montada através do reality show SIXTEEN , um reality show em que uma participante seria eliminada por semana e seria transmitido pelo canal Mnet no final desse ano. O programa começou em 5 de maio e terminou com Nayeon, Jeongyeon, Sana, Jihyo, Mina, Dahyun e Chaeyoung como as sete primeiras integrantes do TWICE . No último programa, Park anunciou que o grupo não teria 7 integrantes e sim 9, adicionando Tzuyu ,que foi a "escolha da audiência", já que ela era a concorrente mais popular a

biografia jennie (blackpink)

      biografia jennie (blackpink) Jennie Kim  (Nascimento: 16 de janeiro de 1996 Cheongdam-dong, Seul, Coreia do Su) mais frequentemente creditada apenas como  Jennie , é um rapper, modelo, dançarina, compositora e cantora sul-coreana. Jennie popularmente conhecida por ser integrante do grupo feminino BLACKPINK, formado em 2016 pela YG Entertainment. Aos 9 anos de idade, ela fez uma viagem para a Austrália e Nova Zelândia com sua família. Quando chegaram à Nova Zelândia, sua mãe sugeriu que se mudassem para lá. Um ano depois, ela foi enviada para Auckland, Nova Zelândia com uma família para estudar na ACG Parnell College High School e aprender a língua. Em 2006, ele apareceu no documentário English, Must Change to Survive da MBC, onde contou sobre sua experiência falando a língua e sua permanência na Nova Zelândia. Em 2010, ela retornou à Coreia do Sul e participou de uma audição do YGE.  Ela cantou "Take A Bow", de Rihanna, e conseguiu passar na audição