biografia de messi
Lionel Messi (1987) é um jogador de futebol argentino que joga no time Barcelona. Foi considerado o melhor jogador do mundo por várias vezes e campeão por três anos consecutivos.
Lionel Andrés Messi revelou interesse pelo futebol desde a infância. Jogou num pequeno clube chamado Abanderado Grandoli, localizado perto de sua casa. Aos 7 anos, entrou para jogar no time Newell's Old Boys. Messi enfrentou problemas hormonais que lhe impedia o crescimento de forma natural. Por isso, fez tratamento com medicação injetável.
As dificuldades em encontrar apoio fizeram a família procurar ajuda no exterior, e foram para a casa de uma prima da mãe de Messi que morava na Catalunha. Aos 12 anos Lionel foi fazer um teste no F.C. Barcelona, de cinco oportunidades de gol que teve no teste marcou quatro vezes. Josep María Minguella era olheiro do clube espanhol na época e um dos responsáveis pela ida de Diego Maradona para o Barça, quase duas décadas antes, ao ver o garoto treinar pela primeira vez disse:
Ainda assim, o começo foi difícil. Um tratamento mais intensivo (e caro) precisou ser feito.O Newell's negou-se a enviar a documentação necessária para o Barcelona, precisando-se de intervenção da FIFA em favor da permanência do garoto de 14 anos no clube catalão, uma vez que um jovem de sua idade necessitava estar ao lado do pai, oficialmente informante do Barcelona. Com a família radicada na Espanha, cresceu 30 centímetros em trinta meses.
Messi foi integrado ao time principal na temporada 2003-2004, com apenas dezesseis anos, debutando em um amistoso contra o Porto, na inauguração do Estádio do Dragão, em 16 de novembro de 2003. O primeiro jogo oficial, porém, viria quase um ano depois, na temporada seguinte. Foi no clássico contra o Espanyol, em 16 de outubro de 2004.Tornou-se na época o mais jovem jogador do time em partidas oficiais, tanto pelo futebol espanhol quanto pela Liga dos Campeões da UEFA - marcas que posteriormente seriam batidas por Bojan Krkić, em 2007. O primeiro gol viria contra o Albacete, já na temporada seguinte, em 1º de maio de 2005.
Na temporada 2008-09, assumiu definitivamente o posto de principal astro dos blaugranas, ao conduzir o time a uma inédita Tríplice Coroa (Copa del Rey, La Liga e UEFA Champions League).Com vários gols e lances geniais, alcançou inclusive a artilharia da Champions League com nove gols marcados, um deles na grande final, vencida por 2-0 contra o Manchester United, em partida considerada por muitos como um "tira-teima", já que pôs frente à frente os dois principais jogadores do mundo no momento: Messi e Cristiano Ronaldo.
Em 18 de setembro de 2009 renovou seu contrato com o Barcelona, agora com duração até 2016, uma cláusula de rescisão de 250 milhões de euros, e cerca 9 milhões e 500 mil euros anuais de salário. Meses depois, em 1 de dezembro, venceu o prêmio Ballon d'Or, entregue pela revista francesa France Football ao melhor jogador da última temporada.Em 19 de dezembro, o Barcelona foi campeão da Copa do Mundo de Clubes da FIFA. Na partida final contra o Estudiantes, da Argentina, o Barcelona venceu na prorrogação com o um dos gols marcados por Messi aos cinco minutos do segundo tempo, e o jogo terminou com o placar de 2-1 a favor dos catalães, dando pela primeira vez o título mundial de clubes à equipe.
Já em 2010, no dia 16 de janeiro, marcou seu 100º gol pelo Barcelona, aos 85 minutos de jogo, na vitória por 4-0 sobre o Sevilla.Ainda nesta mesma partida, logo em seguida, marcou o de número 101, fechando a goleada.Messi, em seguida, começou uma sequência impressionante de onze gols em cinco jogos.Em 6 de abril de 2010, pela primeira vez em sua carreira, Messi marcou quatro gols em uma única partida, na vitória por 4-1 sobre o Arsenal num Camp Nou lotado, que garantiu ao Barça a vaga na semifinal da UEFA Champions League.
Em 19 de setembro sofreu uma lesão no tornozelo no jogo contra o Atlético de Madrid, após uma
violenta entrada do zagueiro Tomáš Ujfalusi.De início, temia-se que Messi havia sofrido uma lesão que poderia ter retirado-o de campo por um período de seis meses, mas a ressonância magnética realizada no dia seguinte mostrou que ela não seria tão grave.
Em 10 de janeiro de 2011, iniciou o ano sendo eleito o melhor jogador do mundo pela segunda vez consecutiva, com o prêmio agora denominado Bola de Ouro da FIFA,devido a junção do prêmio da FIFA com o da France Football. Venceu seus companheiros Xavi Hernández e Andrés Iniesta, ambos da Seleção Espanhola de Futebol. Havia uma grande discussão em torno deste prêmio, já que Xavi e Iniesta haviam vencido a Copa do Mundo no ano anterior, e cogitava-se que o fato do torneio também ser organizado pela entidade máxima do futebol poderia pesar na decisão final da entrega do prêmio.
Com a vitória, Messi conquistou sua terceira Liga dos Campeões, após 2005-06 e 2008-09.Ao final da partida, foi eleito o Homem do Jogo, prêmio concedido pela UEFA ao melhor jogador da partida.
Messi finalizou a melhor de sua carreira até hoje, com um total de 53 gols em 55 jogos: 31 pela Liga, 12 pela UEFA Champions League, 7 pela Copa del Rey e mais o hat-trick pela Supercopa de España no primeiro jogo da temporada.
Em 28 de setembro de 2011, Messi, que vinha apagado na UEFA Champions League, marcou dois gols contra o BATE Borisov, entrando entre os artilheiros da competição e defendendo o título de artilheiro do torneio continental. Ao marcar o segundo gol, empatou com o ex-atacante catalão, László Kubala, se tornando o segundo maior goleador da história do Barcelona em competições oficiais com 194 gols marcados.Logo depois, em um jogo contra o Racing de Santander, marcou dois gols e passou o ex-jogador húngaro.
Com o título da Liga dos Campeões da UEFA conquistado na última temporada, Messi e o Barcelona ganharam o mérito de disputar o Mundial de Clubes da FIFA, representando a Europa. Entrando como favorito ao título, fez a sua estreia somente em 15 de dezembro no Estádio de Yokohama, no Japão enfrentando o Al-Sadd do Catar. Nesse jogo, Messi não fez gol, mas participou dos feitos e ainda organizou o time, saindo de campo com uma atuação elogiada.Na final, realizada em 18 de dezembro contra o Santos, time que tinha as promessas do futebol, Neymar e Paulo Henrique Ganso, o argentino desencantou, e logo nos primeiros 20 minutos de jogo, fez o primeiro gol da partida.
Após um belo passe de seu companheiro Xavi, Messi ficou de frente pro gol e tocou a bola por cima do goleiro Rafael, abrindo o placar. No terceiro gol, foi lançado, porém foi desarmado pelo zagueiro santista, na sequência, após tentativas de Thiago Alcântara e Daniel Alves, o volante Cesc Fàbregas marcou. O último gol da partida foi marcado pelo argentino, que há menos de 10 minutos do final, recebeu um passe de Daniel Alves e driblou o goleiro, fechando a vitória dos catalães por 4-0 e garantindo o título mundial, o segundo de Messi, o segundo da história do Barcelona.Ao término do jogo, foi premiado como o homem do jogo, ganhando um carro e a Bola de Ouro como melhor jogador do torneio, desbancando o companheiro de equipe, Xavi, e Neymar, que ficou com a Bola de Bronze.
Em 9 de janeiro de 2012 Messi conquistou o prêmio Bola de Ouro da FIFA de 2011, ficando à frente do seu companheiro de equipe Xavi Hernández e de Cristiano Ronaldo.Ao ganhar de novo este prêmio da FIFA, Lionel Messi tornou-se o terceiro futebolista a vencer por três vezes a premiação da entidade máxima do futebol, após Ronaldo e Zinédine Zidane, mas o primeiro na história a conquistá-lo em três anos consecutivos: 2009, 2010 e 2011.
Em 4 de abril de 2012, Lionel Messi protagonizou uma vitória de 3-1 sobre a equipe do AC Milan, da Itália pela UEFA Champions League. Em um polêmico jogo envolvendo os árbitros e os jogadores do time italiano, o atacante argentino marcou dois gols, todos eles de pênalti. A vitória encaminhou o Barcelona para uma incrível sequência de cinco semifinais seguidas na competição europeia.O resultado sobre o Milan resultou num jogo contra o Chelsea valendo vaga para a final.Nessa mesma semana, liderou o clube catalão a mais uma vitória no Campeonato Espanhol, sobre o Real Zaragoza por 4-1, com mais dois gols.No dia 10 de sbril, Messi marca mais um gol na vitória de 4-0 contra o Getafe no Camp Nou. Semanas se passaram, e Messi jogou ao lado de Pedro e Sánchez, o primeiro jogo da semifinal da UEFA Champions League, contra o Chelsea, e acabou sendo derrotado por 1-0, gol do marfinense Didier Drogba.
Em 11 de novembro bateu o recorde de Gerd Müller e Pelé após marcar o seu 76.º gol na temporada 2012-13, contra o Mallorca.E marcou o seu 78º gol contra o Real Zaragoza.Messi marcou duas vezes contra o Spartak Moscou na vitória por 3-0 fora de casa.Marcou duas vezes contra o Athletic Bilbao e atingiu a marca de 84 gols na temporada.Fez novamente dois gols em 9 de dezembro, e bateu a marca de Müller de 85 gols em 1972, contando com clube e seleção.Atingindo a marca de 86 gols na temporada.Em 12 de dezembro, marcou duas vezes contra o Córdoba.Em 16 de dezembro, fez dois gols na vitória sobre o Atlético Madrid por 4-1.Fez um gol contra o Real Valladolid e aumentou sua marca para 91 gols.Disputou a FIFA Ballon d'Or com Andrés Iniesta e Cristiano Ronaldo e novamente ficou como favorito.Ganhou o quarto prêmio como melhor do mundo entrando na história como o primeiro jogador há ganhar 4 vezes o prêmio.
No dia 27 de setembro de 2014, Messi passou da marca de 400 gols na carreira na goleada por 6–0 em que marcou dois gols em partida válida pelo Liga de 2014–15.
Ainda em 2014 ultrapassa duas marcas históricas. A primeira ocorreu em 22 de novembro quando superou Telmo Zarra como maior artilheiro do Campeonato Espanhol, com 353 gols, em partida contra o Sevilla, em que o Barcelona venceu por 5–1 e Messi realizou um hat-trick.Três dias depois, superou Raúl como maior goleador da Liga dos Campeões da UEFA, com 74 gols, em partida contra o APOEL, em que o Barcelona venceu por 4–0 com Messi registrando outro hat-trick.Contra o Espanyol, em 7 de dezembro, marcou novo hat-trick tornando-se o maior marcador do dérbi barcelonês, com 12 gols.
Na final da Liga dos Campeões não marcou nenhum gol, mas foi um dos destaques da vitória sobre a Juventus por 3-1 no Estádio Olímpico de Berlim, tendo participado ativamente das jogadas do segundo e terceiro gol, marcados por Luis Suárez e Neymar, respectivamente. Foi o artilheiro da competição empatado com Cristiano Ronaldo e Neymar, com 10 gols cada um.
Começou a temporada 2015-16 marcando dois gols de falta na épica vitória do Barcelona sobre o Sevilla por 5x4 na decisão da UEFA Supercup.Marcou também no segundo jogo da decisão da Supercopa da Espanha contra o Athletic Bilbao, que se sagrou campeão da competição por haver vencido a primeira partida por 4 a 0.No dia 28 de agosto de 2015 recebeu o prêmio de Melhor Jogador da Europa na temporada passada, ficando a frente de Cristiano Ronaldo e Luis Suárez.Messi se lesionou num jogo contra o Las Palmas pelo Campeonato Espanhol, estima-se que o craque fique dois meses sem jogar, Messi não se lesionava desde 2013.
Comentários
Postar um comentário
olá a todos seja bem vindos no blogger NASCIMENTO E INÍCIO DA CARREIRA DOS FAMOSOS :)